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Estudos Interdisciplinares
"FLORA EM "SÃO MARCOS" DE GUIMARÃES ROSA"   SET 2017
Guimarães Rosa foi um dos principais escritores brasileiros do século XX. Apesar de ser considerado um escritor regionalista, ele expressa conflitos e questionamentos de ordem universal. No conto "São Marcos" um descrente em feitiçarias acaba por ficar cego pelas mandingas de João Mangalô. O artigo aqui proposto pretende um estudo das espécies vegetais citadas, tentando dessa forma contribuir para a compreensão do universo da literatura produzida por João Guimarães Rosa. O nomes comuns foram identificados com base em dicionários e literatura especializada. O sistema de classificação adotado é o APGIII. Foram registradas 102 citações de plantas, correspondendo a 79 nomes comuns diferentes, sendo que 38 desses foram identificados ao nível de espécie. A proporção de espécies nativas (92%) é maior que a de espécies exóticas à flora brasileira. A família com maior número de citações identificadas ao nível de espécie foi Fabaceae, com 13 espécies (c. 16% ), seguido da família Poaceae com seis espécies (c. 8% das citações). O gênero botânico com maior número de espécie foi Erythrina (Fabaceae), com quatro espécies (c. 5% ). A espécie mais citada no conto foi o Bambu (Bambusa sp.). O conto "São Marcos" revela um grande conhecimento de Guimarães Rosa sobre a composição florística dos sertões. Ele contempla a flora atribuindo características humanas às espécies, dando à narrativa um elevado nível poético, sem contudo ser inverossímil. Ao se utilizar principalmente de espécie nativas Guimarães Rosa é coerente com o discurso nacionalista defendido pelos adeptos do modernismo.
FLÁVIO FRANÇA; & ANTÔNIO GABRIEL EVANGELISTA DE SOUZA - Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia | Brasil
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"EL SOUVENIR Y SU ORGANIZACIÓN A PARTIR DE LA RELACIÓN CON LA IDENTIDAD CULTURAL"   JUN 2017
En las siguientes líneas plantearemos un análisis acerca de la relación que se establece entre los objetos souvenir, entendidos como objetos de diseño cuyo sentido está en su carácter simbólico y conceptual, como contenedores de la idea de recuerdo, y el contexto cultural en el que se ofrecen y del que pretenden comunicar una serie de significados vinculados con su identidad. El análisis se fundamentará sobre una definición acotada de la idea de cultura y de identidad cultural como un constructo conceptual dinámico, contingente en el contexto de la posmodernidad y que por lo tanto será determinante para generar categorías sobre las cuales proponer una clasificación u organización de estos objetos.
CLAUDIO ANDRÉS PETIT-LAURENT CHARPENTIER - Universidad Católica de Telmuco | Chile
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"AUTOGESTIÓN CULTURAL EN LA CIUDAD DE BUENOS AIRES"   MAR 2017
El artículo aborda determinadas valoraciones sobre los procesos y condiciones de producción del quehacer artístico denominado por los actores sociales como “independiente” desde el retorno de la democracia en 1983 en la República Argentina recortando el estudio a la Ciudad de Buenos Aires. El trabajo metodológico fue de corte cualitativo etnográfico sobre el campo cultural autogestivo. Las experiencias analizadas en sus modalidades de producción cultural se encuentran signadas por el intento de contrarrestar, incluso sin proponérselo, ciertas hegemonías de un mercado cultural altamente competitivo. En esta ponencia, entonces, se reflexionará sobre ciertas problemáticas en torno al arte y a un modo particular de gestión cultural. Dicho de otro modo, se sostiene que determinados grupos disputan contenidos simbólicos, el cuidado de ciertas éticas, el valor por ciertas estéticas experimentales con un sentido para su territorio.
KARINA BENITO - Instituto de Investigaciones Gino Germani | Universidad de Buenos Aires | Argentina
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"REPRESENTAÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA: do funcionamento da memória como atividade cerebral"   DEZ 2016
Neste artigo, após uma introdução geral na qual abordamos conceitos básicos sobre a memória e o cérebro, os esforços desenvolvidos no século XX para entender os mecanismos subjacentes ao funcionamento da memória humana, referindo de passagem os progressos alcançados com as pesquisas levadas a cabo pelas neurociências, que têm tornado possível, entre outros aspectos, uma melhor compreensão de quais as áreas do cérebro envolvidas nas etapas de aquisição e consolidação da informação (e sua evocação), analisamos exemplos de obras de arte contemporâneas, de diferentes áreas de expressão, que nos permitem discutir alguns aspectos relativos ao funcionamento da memória, como actividade cerebral. As obras abrangidas assentam em modelos filosóficos ou psicológicos, num estudo pioneiro sobre a relação da memória com as emoções dos cientistas americanos Roger Brown & James Kulik, que introduziram na literatura científica o termo “flashbulb memories”, e nas possibilidades abertas pela utilização de tecnologias de imagiologia científica.
CARLOS ALBERTO DE MATOS TRINDADE - Escola Superior Artística do Porto | Portugal
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"ARTE Y CIUDAD: EXPERIENCIAS DE DANZA EN EL ESPACIO URBANO"   SET 2016
En este trabajo nos proponemos compartir la descripción, comparación y análisis de sucesos, expectativas, concepciones de la danza y lo escénico en dos festivales de danza contemporánea en el espacio urbano de la ciudad de La Plata, provincia de Buenos Aires, Argentina: el Festival Danzafuera y el Festival Diagonales. Desde un abordaje etnográfico detectaremos consideraciones de la relación entre este arte y el espacio público, abriendo a una serie de preguntas acerca de las vinculaciones entre arte, política y sociedad.
LUCÍA BELÉN MERLOS - Instituto de Profesorado en Arte de Mar del Plata | Argentina
MARIANA LUCÍA SÁEZ - Universidad Nacional de La Plata| Argentina
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"UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE «EMBU DAS ARTES» PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"   JUN 2016
O presente artigo Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia tem como objetivo Articular a cultura local como suporte de formação para o curso de pedagogia e a formação de professores. Dentro dessa perspectiva, a formação inicial dos professores no curso de pedagogia possui um papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar. Acredita-se assim abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respei­tadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedores da cidadania. O curso de pedagogia da Faculdade Polis das Artes compreende que a cultura local, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas também como compreensão do multiculturalismo presente na Cidade de Embu das Artes, sendo assim, um elemento importante na formação dos futuros professores.
MARIA DO CARMO DOS SANTOS MOTTA & NILTON DE SOUSA BISPO | Faculdade Polis das Artes | Brasil
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"A DANÇA E A EXPRESSÃO CORPORAL: PRÁTICA EDUCATIVA, CULTURAL E SOCIAL"   MAR 2016
Neste artigo destacamos um projeto realizado no âmbito educativo, entre a dança e a expressão corporal, procurando analisar e discutir a implementação e desenvolvimento desta arte do movimento, como contributo do processo de ensino. No propósito de fomentar a simultaneidade dança-educação, destacamos um projeto - “Apresentando a dança às crianças”, onde as atividades artísticas corporais são o foco mobilizador de conceções fundamentais para os intervenientes e tendo como objetivo o desenvolvimento biopsicosóciocultural e motor global dos mesmos. Evidenciamos, como a dança proporciona um aprimoramento do senso estético, e funciona como um instrumento fundamental, permitindo uma consciência das limitações e competências, além de uma infinidade de relações benéficas e progressivas, na interação da criança com esta arte, em âmbito escolar.
SUSANA PINHO DE FIGUEIREDO | Facultade de Filoloxía e Tradución | Universidade de Vigo | Espanha
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"QUALIDADES DINÂMICAS: MODOS MIXOLÍDIO, DÓRICO E FRÍGIO NA IMPROVISAÇÃO CLÍNICO-MUSICAL"   DEZ 2015
Estudo das qualidades dinâmicas e da ação de forças presente nos modos mixolídio, dórico e frígio, e de seus potenciais na prática clínica musicoterapêutica, em especial nas improvisações clínico-musicais.
GREGÓRIO J. PEREIRA DE QUEIROZ | Universidade de São Paulo | Brasil
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"REIS DE BOI: INFLUÊNCIA PORTUGUESA NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA"   SET 2015
O Reis de Boi é uma manifestação da cultura popular brasileira ligada aos festejos do chamado ciclo natalino e tem por devoção os Reis Magos. Originária de manifestações religiosas ibéricas, as tradições populares dos Reis Magos chegam ao Brasil com os portugueses, na época da colonização. A cultura portuguesa está espalhada nesse país de norte a sul e de leste a oeste, porém, miscigenada com as culturas indígena e negra. O que torna esse imenso território interessante é que podemos observar danças, músicas, festas, folclores num colorido ímpar, exatamente por essa miscigenação. Num misto de sagrado e profano os grupos de Reis de Boi dançam e cantam enchendo de alegria os corações das cr ianças e dos adultos. Com as batidas dos pandeiros, os acordes das sanfonas e o dedilhar dos violões abrem-se os sorrisos e a festa começa. Esse artigo pretende contribuir para a ampliação de publicações acerca dessa manifestação, contribuindo assim para a visibilidade e o reconhecimento dessa importante prática cultural.
ROSIMEIRE SANTORO SOUZA | Instituto Federal do Espírito Santo | Brasil
FABIANE ZIMERER & ANA ZORDAN| Universidade Federal do Espírito Santo | Brasil
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"QUAL O PAPEL DA ESCULTURA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO DO CIDADÃO?"   JUN 2015
A escultura pública situada no teatro urbano, visualmente alicerçada por elementos simbólicos, estabelece um diálogo entre indivíduos, territórios, tempos, e apresenta-se diariamente numa configuração formal diversificada, espelhando a sua identidade num espaço onde ocorrem interações comunicativas entre a obra e os cidadãos resultantes quer das caraterísticas do objeto artístico, quer dos significados individuais e convenções coletivas construídas. A presença da escultura pública na vida do cidadão é uma evidência e suscita comportamentos e relações entre ambos. Mas será que o diálogo entre o cidadão e a escultura se estabelece? Até que ponto a escultura pública que povoa os espaços pelos quais deambulamos faz realmente parte do nosso quotidiano? De que forma a escultura contribui para o desenvolvimento artístico-cultural do individuo? Este texto centra a sua atenção na necessidade de equacionar a importância e a relevância da escultura pública no horizonte contemporâneo – que implica pensar o conceito artístico, o posicionamento do sujeito face à diversidade de esculturas no espaço urbano e os seus comportamentos, perspetivando o valor educativo de que as obras se revestem para ir ao encontro de novas formas de apropriação visual, através de uma educação artística que reconheça o cidadão enquanto construtor do seu próprio conhecimento e da sua identidade, possibilitando-lhe adquirir as competências necessárias para estabelecer um encontro com as esculturas e tornando-o recetor da sua própria cultura.
MÓNICA OLIVEIRA | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | Portugal
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"DIDÁTICA DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: veículo artístico privilegiado de intervenção educacional"   MAR 2015
O presente artigo tem como principal objetivo relançar a discussão sobre transversalidade das artes na educação e sobre a importância da formação e criação artística para e em contexto educacional. As artes assumem, desta feita, uma visão inclusiva e geradora de sinergias entre áreas, sem perder de vista, a sua essência e matriz primordial. Em suma, trata-se de recorrer a vários contextos educativos e a várias experiências artísticas neste âmbito e perceber o seu impacto no que respeita ao cruzamento destes dois universos: educacional e artístico. Neste âmbito refletimos sobre a pertinência de duas hipóteses concretas (unidades curriculares existentes em planos de estudos da UTAD) que assumem dois caminhos diferenciados: Didática das Expressões e Didática das Expressões Integradas (versão interartes – pendor interdisciplinar entre expressões artísticas) e Projeto Artístico de Intervenção Educacional (artes como veículo e / ou complemento de outros saberes e áreas – pendor Multi e Transdisciplinar).
ELSA MORGADO - Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos | UCP | Portugal
JOÃO BARTOLOMEU & LEVI LEONIDO | UTAD | Portugal
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"FLORA DA OBRA POÉTICA DE GUSTAVO TEIXEIRA"   DEZ 2014
Gustavo Teixeira produziu poesia de 1908 a 1937 fazendo significativo uso de temas botânicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a flora citada nesta obra. Foram feitas três leituras da mesma, durante as quais foram colhidos os nomes de plantas. O fragmento do poema onde nome de planta estava referido era retido e armazenado em planilha. A identificação botânica foi feita com dicionários e obras específicas. Foram registradas 483 referências a nomes de plantas, perfazendo um total de 90 “espécies” diferentes. “Rosa”, com 130 citações, foi o nome mais citado, seguido pelo “Lírio” (60 citações), “Violeta” (42); “Jasmim” (28); “Açucena (=Cecém)” (15); “Craveiro (=Cravo)” (13), “Camélia” (10) e “Urze” (9). Apenas três famílias tiveram cinco ou mais nomes citados: seis de Asteraceae, cinco de Leguminosae e de Poaceae. São nomes de plantas estrangeiras introduzidas no Brasil 63,3 %, enquanto 12,2 % são nomes de plantas nativas.
FLÁVIO FRANÇA - Universidade Estadual de Feira de Santana | Brasil
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"CRÍTICA LITERARIA Y ESCRITORES “NUEVOS” EN ARGENTINA"   SET 2014
En los últimos años comenzaron a circular diversos textos en blogs y revistas culturales que debatían la aparición de una “nueva” literatura de “jóvenes” escritores argentinos. Una primera manera de acercarnos a este objeto y de preguntarnos por sus efectos en el campo será desde el modo en que los críticos lo construyen. Por ello, tomando la teoría de los campos de Bourdieu, analizaremos tres libros: Los prisioneros de la torre. Política, relatos y jóvenes en la postdictadura (2011) de Elsa Drucaroff, Ficciones argentinas. 33 ensayos (2012) de Beatriz Sarlo, y Los gauchos irónicos (2011) de Juan Terranova, ya que son las publicaciones que de manera explícita y desde diversas posiciones se proponen estudiar esta narrativa.
MARIA BELÉN RIVEIRO - Universidad de Buenos Aires | Argentina
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"LAS ARTES EN LA ÚLTIMA DICTADURA ARGENTINA: políticas culturales e intertícios de resistencia"   JUN 2014
La última dictadura militar argentina fue un proceso complejo que articuló proyectos políticos, económicos, sociales, culturales y artísticos. Y si bien podemos decir que las ciencias sociales han avanzado mucho en el estudio de las prácticas de violencia física desplegadas por el Terrorismo de Estado, quedan aún muchas preguntas sobre los programas culturales que cristalizaron la dominación simbólica. Este artículo procura contribuir al campo de la Historia Cultural centrando la mirada en esa segunda línea de trabajo. El presente texto reconstruye y analiza el caso de una institución fundada por la dictadura: el Paseo de las Artes de la ciudad de Córdoba, segunda urbe de Argentina. A partir de allí podremos adentrarnos en ciertas características de la “política cultural” (MILLER & YÚDICE, 2004) desplegadas no solo en terreno cordobés sino también en Buenos Aires: ceremonias, objetivos (in)visibilizados, usos y representaciones asignados a la Cultura en general y a las Artes en particular. Conjuntamente, exploraremos singulares “intersticios de resistencia” (FOUCAULT, 1992) con los cuales algunos jóvenes artistas lograron preservar espacios para la libertad de expresión en un contexto autoritario de Estado de Sitio. El corpus documental de esta investigación comprende tanto fuentes escritas como testimonios orales. A la vez, desde un enfoque teórico interdisciplinario, sostenemos que el imaginario dictatorial defendía la existencia de una guerra integral contra el comunismo, una III guerra mundial que, desde su visión, se libraba tanto en planos materiales como espirituales. Así, junto a la fase destructiva que hizo desaparecer a aquellas personas e ideas consideradas subversivas, el régimen también desarrolló una acción constructiva que intentaba (re)fundar un orden social tradicional cimentado en la trilogía de Dios, Patria y Familia. En ese marco, las políticas culturales dedicadas a las artes fueron uno de los dispositivos de la lucha simbólica con la cual la dictadura intentaba conquistar mentes y almas de los sujetos autorizados a seguir viviendo.
ALEJANDRA SOLEDAD GONZÁLEZ - Universidad Nacional de Córdoba | Argentina
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"O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO"   MAR 2014
Perspectivar a Educação Digital e as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem
(LAMAS & LAMAS, 2011) é um dos actuais desafios da educação na procura do sucesso de todos e de cada um (SANCHES, 2005). Como argumenta George Steiner, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). Torna-se fundamental experienciar novas vivências artísticas, contribuir para uma formação mais assertiva implementando níveis mais elevados de performance e reflectir o papel da educação e da formação constante – Long Life Learning –, no fundo, a competência de aprender a aprender (FAURE, 1973). O recurso às novas tecnologias transporta-nos ao trabalho em equipa – colaborativo e cooperativo –, de forma a alcançar novos sentidos nas multiplicidades assumidas no domínio pedagógico-didáctico, bem como a aprender uns com os outros, tirando partido dos contributos de cada um, resultado do confronto de perfis e conhecimentos variados (PESTANA et al., 2011). Este processo convoca o(s) professor(es), induz de forma natural a metacognição – o saber ser, o saber estar e o saber fazer –, de forma a renovar e recriar o saber e a dar resposta aos desafios colocados pelo paradigma actual da educação.
PAULO VEIGA & ESTELA LAMAS - Universidade de Santiago de Compostela | Espanha
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"ANALYSIS OF PHILOSOPHY OF ART FROM ISLAMIC PHILOSOPHERS’ PERSPECTIVE"   DEZ 2013
The western philosophers’ perspective of art is quite different from the Islamic philosophers
philosophy of art because western philosophers repeatedly employed their western criteria and norms in evaluation of Islamic art. Consequently, this research analyzes art philosophy from Islamic philosophers’ perspective so as to have a deep understanding of art, its forms and values. The main objectives were o analyze the philosophy of art based on Islamic philosophers’ perspective, to determine what influences Islamic philosophers’ perspective of art and to understand the important role of art in Islamic culture. Methodology used was a cross sectional survey that was descriptive with qualitative research and quantitative research being employed. Specifically, research participants only included Islamic philosophers derived from different regions. Findings reveal that Islamic philosophers exteriorize and visualize what hidden inwardly in metaphysics and revelation art is. Moreover, it was revealed that majority of the Islamic philosophers believed that western philosophers misunderstand their perspective of art. In addition, the Islamic philosophers strongly agreed that Art should mainly express submission to God and that artwork that is nonconforming to Islamic worldview is unsuccessful artistically. Another philosophy of artwork is that it should reflect Divine Unity and consideration of beauty was of great importance in art according to Islamic philosophers. It was concluded that art and what constitutes art significantly depend on the culture and believes of individual groups or religious affiliations. Islamic philosophers have a radical different perspective of art philosophy where man is considered as divinity instrument created by Supreme Allah.
KASRA RAHBARIPOUR - Islamic Azad University of Tabriz | Irão
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"RESTRAINED BRIGHTNESS AND ARCHAIC PURITY"   SET 2013
The find in 1777 of the frescoes adorning Villa Peretti Montalto-Negroni in Rome was a unique opportunity to foster the renewed interest in ancient painting that Enlightenment Europe was feeding.Protagonists of the excavations in the surroundings of present Termini railway station were the Aragones diplomat Jose Nicolas de Azara (promoter) and his Bohemian intimate friend Anton Raphael Mengs (drawer), the artist who went down in history as the painter philosopher. The frescoes that Mengs could admire and copy, along with his writings on art theory, influenced the European taste, especially in the parietal decoration of private houses in England, as well as in distant Russia where Czarina Catherine II decided to entirely decorate the Silver Cabinet in the style of the recently found frescoes. This paper presents four unreleased and illuminated engravings, which are stored in the locals of the Archaeological Museum of Seville, but until now had escaped all inventories.
NOEMI CINELLI - Universidad Autónoma de Chile | Chile
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"I'm always touched by your presence, dear: Blondie album covers and the concept of presence "   JUN 2013
Often, works of art are praised for their “presence”. What exactly this term means, however, is less frequently specified. In this article, presence is defined as a trait of an artwork to cause the vague and possibly subconscious feeling in a viewer that a depicted figure is a living being that is really there, although the viewer is aware that this is not actually the case. By means of an extensive literature review, this article provides criteria for the assessment of presence in any work of art. A methodology for applying these criteria is presented, which is put to the test by assessing the degree of presence in the cover art of the New Wave band Blondie's first six albums (1976-1982). The results of this analysis are then compared to two test samples: other New Wave album covers, and Heavy Metal covers.
MARTIN DE LA IGLESIA - Heidelberg University | Alemanha
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"LA CO-CONSTRUCCIÓN DEL MARCO MÉTRICO EN LA CLASE DE TÉCNICA DE DANZA"   MAR 2013
El presente artículo presenta una síntesis e interpretación de un cuerpo considerable de datos empíricos recolectados a lo largo de una serie de experimentos que procuraron estudiar diversos aspectos de la interacción conductual que tiene lugar entre bailarines y músicos de danza en el curso de la performance de un ejercicio en el contexto de una clase de técnica de danza. Los datos revelan que la complejidad de la interacción, dada por la multiplicidad de modalidades perceptuales implicadas, las diversidad de las experiencias perceptuales de los actores involucrados y la disparidad de mecanismos cognitivos comprometidos, trasciende la problemática de acoplarse a una pauta de regularidad fuertemente establecida (como un mecanismo de entrainment simple) e involucra detalles más sutiles de intercambio intersubjetivo. Se identifica primordialmente un período de negociación a través del cual, músicos de danza y bailarines co-construyen el marco métrico sobre el cual el ejercicio de danza tiene lugar. Las aportaciones que cada uno realiza difieren en la naturaleza perceptual y cognitiva.
ALEJANDRO CÉSAR GROSSO LAGUNA - Universidade de Évora | Portugal
FAVIO SHIFRES - Universidad Nacional de La Plata | Argentina
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"O OLHAR DO ESPECTADOR: o visível e o invisível na construção da imagem no Ballet"   DEZ 2012
Este artigo tem como objetivo analisar possibilidades de construção da imagem, do não-verbal, partindo do pressuposto de que se trata de um processo cultural que envolve corpo-mente, entendendo a memória como elemento essencial a essa construção. Verificaremos a subjetividade do olhar, a relatividade da perceção, defendendo que, assim como o sensível é influenciado pela razão, também o pensamento é influenciado pelo sensível e, no âmbito da Análise do Discurso (vertente francesa), apresentamos perspetivas voltadas ao estudo da imagem em sua materialidade. Tomamos a organização da imagem cênica do ballet para exemplificar a importância do olhar organizado, em vista da geometrização do espaço cênico e a relação figura/fundo, analisando como se processa o olhar do espectador dentro dessas perspetivas.
VERA MARIA ARAGÃO S. SANCHEZ - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | Brasil
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"E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Estudo de caso múltiplo"   SET 2012
O presente artigo evidencia o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem e para a avaliação pela apresentação da primeira análise efetuada aos E-Portfolia de professores do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, no contexto de desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). A análise realiza-se no âmbito de um trabalho de investigação – múltiplo estudo de caso – cujo objetivo é analisar o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem (centrado nos propósitos do aluno) e para a avaliação sumativa (centrado nos propósitos da instituição), com o objetivo de um desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta análise, ainda que seja a primeira de outras recolhas de dados a realizar, cujas técnicas privilegiadas são a entrevista, a observação e a análise documental, permite constatar a presença do E-Portfolio com os dois propósitos, contrariando a tendência de implementação do E-Portfolio com propósitos sumativos em detrimento do EPortfolio para a aprendizagem. Assim, o E-Portfolio constitui-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, sendo o equilíbrio entre os dois propósitos algo positivo para o professor em formação, porque por um lado reflete ao longo do processo (E-Portfolio com o propósito de apoio à aprendizagem) e no final reflete sobre as competências construídas até dado momento (E-Portfolio com propósitos de avaliação sumativa).
SUSANA OLIVEIRA GONÇALVES; LOURDES M. MESA; & ESTELA P. LAMAS - Universidade de Santiago de Compostela|Espanha
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"NAS TRILHAS DOS CAMPOS DOS TABAJARAS: Botânica e Literatura"   JUN 2012
Este artigo discute a relação entre a botânica e literatura no romance indianista Iracema: lenda do Ceará, escrito em 1865 por José de Alencar. Trata-se de um romance ambientado no século XVI no Ceará.  Neste contexto, apresenta uma coleta etnopoética realizada na Chapada de Ibiapaba – Ceará, com o objetivo de compreender mito e ciência - um novo romance, uma nova aliança. Iracema reivindica ser um possível olhar diante da re (construção) do conhecimento, implicando em outras formas de pensar, propiciando um diálogo entre saberes, entre ciência e literatura, uma perspectiva de olhar voltado à compreensão dos homens que elas encerram, ou seja, ofertando outras possibilidades de compreensão de si, do outro e da natureza, por vias de aproximação da realidade, em suas múltiplas formas de recepção e apreensão da sociedade, uma vez que a arte, como a literatura, não tem obrigação de explicar nada, não é um discurso lógico e árido, nesse sentido, não explica nada por conceitos, ela nos traz a compreensão de certos aspectos do mundo.
CONCEIÇÃO ALMEIDA; ANA OLIVEIRA & RENATA SARTORI - Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil
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"A PALAVRA-CANTO é uma ponte"   MAR 2012
A partir da análise da canção A Ponte (Lenine/Lula Queiroga), o presente trabalho visa abordar o gênero canção considerando o enfoque teórico produzido por TATIT (2002) e complementado pela pesquisa de EL HAOLI (2002) sobre a busca de uma voz-música. Estabelece, também, a possibilidade do entendimento da canção como uma forma própria de construção do pensamento e a sua importância nos estudos acadêmicos.
LEANDRO ERNESTO MAIA - Universidade Federal de Pelotas | Brasil
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"La irrupción del arte concreto-invención en el campo artístico de Buenos Aires (1942-1948)"   DEZ 2011
El presente artículo reconstruye y analiza la posición ocupada por los miembros de la Asociación Arte Concreto-Invención (AACI) en el campo artístico de Buenos Aires entre 1942 y 1948, haciendo foco en el modo de inserción de los artistas en ese espacio jerarquizado de lucha. Tomando como principal herramienta teórico-metodológica la sociología de la cultura de Pierre Bourdieu, se presenta una reconstrucción del estado del campo artístico en el momento en que irrumpen los artistas concretos y una configuración relacional de las posiciones y estéticas dominantes del período, así como también de las estrategias desplegadas por los artistas de la AACI durante los primeros años de su trayectoria artística. A partir de la recuperación de estas estrategias se realiza, asimismo, una comparación con las acciones de ruptura desplegadas por los artistas de la generación anterior durante los años 20, y una caracterización de las particularidades que presenta la estructura del campo de la producción artística en la Argentina en cada momento histórico.
DANIELA LUCENA - Universidad de Buenos Aires | Argentina
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"Os bimembranófonos Ioruba no Brasil"   SET 2011
O trabalho, a partir de uma perspectiva antropológica, enfoca um tipo de tambor ritual de origem ioruba (Nigéria) presente, na atualidade, em religiões afro-brasileiras, que receberam influências dessa origem. São o batuque, no Rio Grande do Sul, (extremo-Sul do Brasil), o tambor-de-mina, no Maranhão, o xangô, em Pernambuco, ambos no Nordeste brasileiro. O instrumento é cilíndrico ou em tronco de cone, com um couro em cada extremidade, tendidos entre si por cordas ou varões metálicos. A análise envolve as relações entre o ritmo produzido pelo instrumento, a dança e o corpo sob duas diferentes visões de mundo, a católico-cristã e a religiosa afro-brasileira.
NORTON F. CORRÊA - Universidade Federal do Maranhão | Brasil
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"Why is it that research into the effects of music on dementia with lewy bodies is so urgently needed?"   JUN 2011
This review argues why research into the effects of music on Dementia with Lewy Bodies (DLB) is urgently needed. In this sense, in inquiring into the possibility of using music therapy as a psychosocial intervention in the management of DLB, it begins with a brief presentation of human aging, followed by the presentation of DLB and of how DLB fits into human aging, followed by the presentation of the effects of physical activity and the reasons why it cannot be used as a viable psychosocial intervention in the management of DLB. Finally, this review presents the evidence on the effects of music on dementia and the reasons and arguments why research into the effects of music on DLB is so urgently needed. Live music seems to be significantly associated to a short-term lessening of apathy in dementia.
ROSANGELA BERTELLI - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Portugal
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"Ecoando ressonâncias da educação ambiental: por uma ecologia sonora sensível"   MAR 2011
Este texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical.
MARCOS REIGOTA; MARTA CATUNDA; MARCELO PETRAGLIA; CARMEMSILVA SINTO - Universidade de Sorocaba | Brasil
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"A relação do corpo com o cotidiano da população adulta na contemporaneidade"   DEZ 2010
Este estudo tem o objetivo de refletir sobre a importância da construção de uma tomada de consciência acerca do movimento corporal no cotidiano social. Discorreremos sobre as ações corpóreas na sociedade contemporânea e seus efeitos num contexto cultural sobre a população adulta, pois, vemos que desperta questionamentos profícuos para a antropologia e a sociologia. Entenderemos, em parte, com se dá a relação do corpo com o cotidiano da população adulta, suas implicações no que se refere ao contexto cultural na contemporaneidade e onde podemos construir os elementos necessários à reeducação do movimento.
MUNIQUE TEIXEIRA SILVA - Universidade Federal do Maranhão | Brasil
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"The most, and less, known mythographers in Portugal"   SET 2010
Este artigo tem o carácter de relatório sobre um grupo específico de livros da database construída no âmbito do projecto TRATADOS DE ARTE EM PORTUGAL sobre tratados de arte e literatura artística que foram importantes fontes para artistas e que se encontram nos fundos das bibliotecas portuguesas. O estudo de edições, versões e traduções dos mais, e menos, conhecidos mitógrafos em Portugal desde Boccaccio até Baltazar de Vitoria constitui o principal objectivo deste estudo. Depois de analisar quais os autores, os livros e línguas mais acessíveis aos portugueses, concluímos que depois da edição do Teatro de los Dioses de la Gentilidade (1620-23) da autoria do frei espanhol Baltazar de Vitoria, este livro era preferível à Imagini degli dei (1556) do italiano Vincenzo Cartari.
ANA DUARTE RODRIGUES - Universidade Nova de Lisboa | Portugal
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"AS ARTES EM MEIO PRISIONAL: presente e futuro (2007/08)"   JUN 2010
Estudo nacional subordinado ao tema “As artes em meio prisional - Presente de futuro”cujo objectivo foi aferir a qualidade e quantidade da oferta formativa na área artística em particular e, em geral, estudar a implementação das artes num meio tão específico e especial, bem como tentar perceber as implicações  e resultados destas formações tendo em conta as características dos destinatários destas formações e as próprias instituições que as promovem. No fundo perceber qual a situação actual e o que se perspectiva em cada um dos 49 estabelecimentos prisionais que participaram activamente neste estudo (total de 11694 reclusos) em termos de formação. As implicações directas destas formações no comportamento geral dos reclusos, assim como em termos de sociabilidade, integração e dinamismo artístico-cultural destas instituições. Foram de certa forma também aferidos os gostos e as formações artísticas mais desejadas e as que têm resultados mais expressivos na população reclusa em Portugal continental e ilhas. Deste estudo resulta o Pós-Doutoramento em Sociologia das Artes (Estudos Musicais) realizado na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela.
LEVI LEONIDO - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Portugal
JAVIER GARBAYO - Universidade de Santiago de Compostela | Espanha
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